sexta-feira, 20 de novembro de 2009

PROJETO LETRAMENTO ATRAVÉS DE JOGOS E BRINCADEIRAS

OBJETIVOS:

Através dos jogos e brincadeiras possibilitar, favorecer o desenvolvimento integral da criança.

OBJETIVOS ESPECIFICOS:

Durante aplicação dos jogos e brincadeiras analisar se estes estão possibilitando a construção do conhecimento da criança. Assim sendo:

Ampliação do vocabulário;
Interpretação de imagens;
Reconhecer o que faz bem e o que faz mal para si e para o outro;
Aquisição de hábitos de trabalhar coletivo;
Reconhecer e valorizar o número.

JUSTIFICATICA:

O projeto “Letramento, Jogos e Brincadeiras” com a intencionalidade na formação da identidade, autonomia e compreensão das competências simbólicas, promovendo o desenvolvimento afetivo, cognitivo e social com ensino-aprendizagem e limites. Como meta alicerçar o contexto social da criança para as possibilidades que surgiram no contexto social. Cabe salientar que o homem não é apenas constituído por uma vida biológica. É uma vida que alcança a plenitude do sentido porque ama, sofre, constrói, se zanga, se surpreende, foge da tristeza, anseia pela felicidade, cultiva a simpatia, exibe compaixão, embaraça-se, assusta-se com a culpa, cresce com o orgulho e outros. Precisamos criar novas relações sociais e humanas para que se consiga o sucesso. Não podemos mais deixar que nossas crianças fracassarem, mas ensiná-las a superar os próprios limites.

METODOLOGIA

Produzir ações pedagógicas que estimule e promova condições favoráveis para o desenvolvimento afetivo, cognitivo e social da criança em sua plenitude: estimulando a criatividade; registrando suas experiências vivenciadas individualmente e coletiva, elaboração de jogos e brincadeiras que seja instrumento na construção do conhecimento.

RECURSOS NECESSÁRIOS:

Computador;
DVD;
Maquina digital;
Impressora;
Materiais de uso escolar;
TV;
CD;
Pen drive.

CARACTERÍSTICAS DA TURMA
Modalidade de Ensino: Educação Infantil
Alunos participantes:
 Agatha Rodrigues dos Reis;
 Bárbara Hinkel Amorim;
 Beatriz Dutra Santos;
 Davi Hugo André;
 Erick Ávila dos Santos;
Gabriel da Silva Stuart;
Gabriel Leandro da Rosa;
Gabriela Grings Vermhlen;
Henrique João V. Filho;
Igor Felippe Schüller;
Jean Carlos Pitz;
Julia Santana machado;
Juliana Couto Becker;
Kainan Quaresma dos Santos;
Lucas Francisco Cardoso;
Luiz Filipi Molina;
Luiza Sebrão;
Roberto Santos;
Sofia W. Weis;
Vinicius dos Santos Felipe;
Vinicius S. Scheidt;
Vitória Carolina Meirelles.

PROFESSORES ENVOLVIDOS:

Sala de aula:
Mônica de Oliveira Bruno;
Simone Alt Lovise Cravo;
Maria Helena Pereira.

Pedagoga TV Escola e Salto para o Futuro:
Lauane Maia Pimenta.

Pedagoga da Sala de Informática:
Márcia Terezinha Miranda.

COMO SE DESENVOLVEU O PROJETO E RESULTADOS OBTIDOS.

O projeto foi realizado numa turma de Educação Infantil com crianças de 5 à 6 anos do Centro de Educação Infantil São José que possui suas instalações no campus Fundação Catarinense de Educação Especial. As professoras Mônica, Simone e Maria Helena, iniciaram o projeto letramento de forma lúdica em sala apresentando as letras aos alunos. Através da parceria com FCEE via TV Escola e Sala Informatiza, foram escolhidos os vídeos das Letrinhas Mágicas, para serem repassados as crianças para complemento das atividades de sala de aula.
Durante a apresentação do vídeo as crianças mostraram bastante interesse, interagindo com as perguntas realizadas pelo personagem do desenho animado, compreendendo assim a proposta da atividade de forma clara e objetiva, demonstrando conhecimento além do esperado, apresentando relação entre o cotidiano e o vídeo.
Após a apresentação do vídeo foi proposto ao grupo que os mesmos representassem através de desenhos no Paint, (sala de informática) o registro do que assistiram e entenderam. Foram formadas duplas onde estes se organizariam para a construção do desenho, sendo observado que somente em uma dupla houve disputa quanto ao uso do computador, tendo a professora que mediar o ocorrido. Nos demais se observou que estes tentavam representar os desenhos vistos no vídeo, um complementava o outro, propondo ajuste no desenho, lembrando o que havia sido visto, todos puderam manusear o computador para a realização da tarefa. Duas duplas apresentaram dificuldade para a realização, questionadas estas relataram que não fazem uso do computador em casa, dificultando assim seu manuseio. No começo demonstraram tristeza pela não realização da tarefa, sendo que conversamos com a professora titular da sala e propomos que esta pedisse que os mesmos, realizassem o desenho no papel, pois devemos respeitar o aprendizado de cada um, esta conversou com a turma e explicou que devemos respeitar as diferenças de cada pessoa e que estas crianças que não haviam conseguido desenhar no computador é porque ainda não fazem uso do mesmo, e que mais tarde este com certeza conseguirão. Todos entenderam e aceitaram, sendo que as crianças que não conseguiram tinham sua idéia formada do desenho que queriam fazer só não conseguiram transpor para o Paint.
Podemos ressaltar que uma dupla se destacou na atividade, pois sua representação foi perfeita, digamos que não parecia um desenho de criança de 5 a 6 anos. Todos colaboram uns com os outros muitas vezes levantavam de onde estavam para dar palpite no desenho do amigo, ou ajudar a fazer um traçado.
As crianças são maravilhosas muito inteligentes uma turminha nota 10, as professores conduzem o grupo muito bem, sendo que foi uma colaboração de equipe, podendo ainda dizer que houve um grande aprendizado por parte das crianças sendo que era um ambiente novo tanto a TV Escola quanto a Sala de Computação, destacando a grande importância que as tecnologias têm desde a infância no aprendizado de crianças, pois as mesmas aprenderam de forma prazerosa e lúdica.
Com os trabalhos realizados no computador e registros através de fotografias, estaremos montando um blogger, onde estas crianças poderão ver suas atividades expostas e fotografias da realização dos trabalhos, quando isto lhes foi relatado, as mesmas demonstraram grande interesse sendo que foi mandado bilhete para casa pedindo a autorização dos familiares e estes, segundo as professoras demonstraram grande interesse, sendo ainda a primeira turma a participar do projeto da TV Escola.
Existem mil maneiras de se trabalhar com as tecnologias sendo que esta atividade pode ser adaptada para qualquer turma, pois existem vários vídeos do TV Escola disponíveis tanto em DVD quanto no site, para todas as modalidades de Ensino, e vários outros com exemplos de atividades.
Alguns dos site disponíveis são:

Nestes sites podemos encontrar vídeos, músicas, textos dentre outros, disponíveis e grátis com vários caminhos que podem servir de base para atividades construtivas e proveitosas, sem contar que para os alunos, desperta o interesse por páginas na internet que trazem aprendizado e conhecimento saindo de uma aula tradicional para uma cultura midiática com conhecimentos múltiplos.

AVALIAÇÃO:
A avaliação uma dimensão formativa, pois se trata de um processo contínuo de observação, de análise e interpretação de dados coletados no desenvolvimento gradativo da construção do conhecimento. Com caráter interpretativo que se interessa pelos processos do que pelos resultados com uma visão reflexiva e sensível da criança. Assegurando à criança condições de ensino aprendizagem, objetivando uma tomada de decisão em busca da produção humana. Sendo avaliar um ato pedagógico que requer dos professores envolvidos propiciar estratégias que envolvam o contexto de cada criança e do grupo que conceba estratégias que desenvolva um ambiente interativo de construção do saber, criando à criança diversas possibilidades para explorar, descobrir, agir e outros.

CONCLUSÕES.

Durante o decorrer das atividades percebemos que os objetivos delineados no princípio do projeto foram atingidos, superando ainda nossas expectativas. O interesse das crianças e a descoberta com que estas fazem no processo de alfabetização são incríveis, e as tecnologias utilizadas durante o projeto fizeram com que elas despertassem ainda mais o interesse, via-se claramente a alegria e a vontade de manusear e observar tudo a sua volta.
As tecnologias, além de contribuir para o aprendizado, facilitam na elaboração das aulas, tornando-as prazerosas, e atrativas tanto pra professores quanto pra as crianças, deixando de lado aulas puramente tradicionais para aulas construídas com a participação total das crianças, o chamado Sócio Interacionismo.

Webliografia:

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