sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Hipertexto

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. O hipertexto é uma forma não linear de apresentar a informação textual, uma espécie de texto em paralelo, que se encontra dividido em unidades básicas, entre as quais se estabelecem elos conceptuais. O hipertexto é um dos paradigmas básicos em que a teia mundial se baseia. Ele é uma espécie de texto multidimensional em que numa página trechos de texto se intercalam com referências a outras páginas. Clicando com o “mouse" numa referência destas a página corrente é substituída pela página referenciada.
A internet, através da WWW, seria o meio hipertextual por excelência, uma vez que toda sua lógica de funcionamento está baseada nos links. Uma enciclopédia é uma clássico exemplo de hipertexto baseado no papel, pois permite acesso não-linear aos verbetes contidos em diferentes volume.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto#cite_note-2

Nas citações o hipertexto é útil, pois dentro de um texto de um determinado assunto podem-se encontrar outros links com textos que complementam o assunto que está sendo estudado de forma prática. Percebo que em minha prática profissional tem grande valia, pois os textos ou sites utilizados possuem hiperlink facilitando a navegação e o processo de aquisição de conhecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário