quinta-feira, 30 de setembro de 2010


A FCEE promoveu nesta semana no período de 27 a 29 de setembro o I Seminário de Educação Inclusiva em parceria com a comissão organizadora da Semana da Sociedade Inclusiva, no teatro do Centro de Eventos Multiuso de São José. Este seminário contou com palestras de profissionais renomados como o português David Rodrigues, doutor em Educação Especial e Reabilitação pela Universidade Técnica de Lisboa, o cubano Arsênio Carmona Gutierrez, doutor em Educação, pela Universidade Federal de Santa Catarina e especialista em Reabilitação pelo Centro Nacional de Reabilitação Júlio Diaz, Havana (Cuba), a catarinense Geisa Letícia Bock, mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina e graduada em Educação Especial: Deficientes da Audiocomunicação pela Universidade Federal de Santa Maria, e a gaúcha Larice Germani, mestre em Educação pela PUC do Rio Grande do Sul e sócia fundadora do Conselho Brasileiro para Superdotação (Conbrasd), foram dias maravilhosos de aprendizagem onde podemos compartilhar e debater sobre a necessidade de uma efetiva inclusão. As fotos abaixo estão os palestrantes, da esquerda para direita David Rodrigues, Larice Germani, Geisa Letícia Bock e Arsênio Carmona Gutierrez .

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

ACESSIBILIDADE DIGITAL EM BLOGS

Artigo Acessibilidade digital em blogs: limites e possibilidades para socialização on-line de Pessoas com Necessidades Especiais (PNE).

terça-feira, 14 de setembro de 2010

ACESSIBILIDADE NOS PORTAIS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Artigo sobre Tecnologia Assistiva.

http://www.redenet.edu.br/geral/siep_arquivos/ArtigoRevista_EPT_Andrea.doc

Novas Formas de Aprender: Comunidades de Aprendizagem

O TV Escola/Salto para o Futuro da FCEE iniciou no mês de agosto um curso sobre Novas Formas de Aprender: Comunidades de Aprendizagem, com carga horária de 30 horas. Os temas abordados: 1 - Ambientes Virtuais que Potencializam as Relações de Ensino Aprendizagem Blog e Flog como Recurso de Aprendizagem. Esses dois temas formam trabalhados no dia 20/08, com exposição em vídeo e discussão sobre os temas. 2 - Ferramentas disponíveis na web que desafiam o desenvolvimento da comunicação. Esse tema foi abordado no dia 25/08, com exposição em vídeo e discussão e elaboração de conteúdos para a parte prática. 3 - Oficina de blog. Tema foi abordado no dia 31/08, com a parte prática, os cursistas aprenderam a trabalhar com o blog. 4- Oficina de Movie Maker. O tema foi abordado no dia 08/09, com a oficina prática, onde os cursistas aprenderam a fazer vídeos.