sexta-feira, 20 de novembro de 2009

PROJETO LETRAMENTO ATRAVÉS DE JOGOS E BRINCADEIRAS

OBJETIVOS:

Através dos jogos e brincadeiras possibilitar, favorecer o desenvolvimento integral da criança.

OBJETIVOS ESPECIFICOS:

Durante aplicação dos jogos e brincadeiras analisar se estes estão possibilitando a construção do conhecimento da criança. Assim sendo:

Ampliação do vocabulário;
Interpretação de imagens;
Reconhecer o que faz bem e o que faz mal para si e para o outro;
Aquisição de hábitos de trabalhar coletivo;
Reconhecer e valorizar o número.

JUSTIFICATICA:

O projeto “Letramento, Jogos e Brincadeiras” com a intencionalidade na formação da identidade, autonomia e compreensão das competências simbólicas, promovendo o desenvolvimento afetivo, cognitivo e social com ensino-aprendizagem e limites. Como meta alicerçar o contexto social da criança para as possibilidades que surgiram no contexto social. Cabe salientar que o homem não é apenas constituído por uma vida biológica. É uma vida que alcança a plenitude do sentido porque ama, sofre, constrói, se zanga, se surpreende, foge da tristeza, anseia pela felicidade, cultiva a simpatia, exibe compaixão, embaraça-se, assusta-se com a culpa, cresce com o orgulho e outros. Precisamos criar novas relações sociais e humanas para que se consiga o sucesso. Não podemos mais deixar que nossas crianças fracassarem, mas ensiná-las a superar os próprios limites.

METODOLOGIA

Produzir ações pedagógicas que estimule e promova condições favoráveis para o desenvolvimento afetivo, cognitivo e social da criança em sua plenitude: estimulando a criatividade; registrando suas experiências vivenciadas individualmente e coletiva, elaboração de jogos e brincadeiras que seja instrumento na construção do conhecimento.

RECURSOS NECESSÁRIOS:

Computador;
DVD;
Maquina digital;
Impressora;
Materiais de uso escolar;
TV;
CD;
Pen drive.

CARACTERÍSTICAS DA TURMA
Modalidade de Ensino: Educação Infantil
Alunos participantes:
 Agatha Rodrigues dos Reis;
 Bárbara Hinkel Amorim;
 Beatriz Dutra Santos;
 Davi Hugo André;
 Erick Ávila dos Santos;
Gabriel da Silva Stuart;
Gabriel Leandro da Rosa;
Gabriela Grings Vermhlen;
Henrique João V. Filho;
Igor Felippe Schüller;
Jean Carlos Pitz;
Julia Santana machado;
Juliana Couto Becker;
Kainan Quaresma dos Santos;
Lucas Francisco Cardoso;
Luiz Filipi Molina;
Luiza Sebrão;
Roberto Santos;
Sofia W. Weis;
Vinicius dos Santos Felipe;
Vinicius S. Scheidt;
Vitória Carolina Meirelles.

PROFESSORES ENVOLVIDOS:

Sala de aula:
Mônica de Oliveira Bruno;
Simone Alt Lovise Cravo;
Maria Helena Pereira.

Pedagoga TV Escola e Salto para o Futuro:
Lauane Maia Pimenta.

Pedagoga da Sala de Informática:
Márcia Terezinha Miranda.

COMO SE DESENVOLVEU O PROJETO E RESULTADOS OBTIDOS.

O projeto foi realizado numa turma de Educação Infantil com crianças de 5 à 6 anos do Centro de Educação Infantil São José que possui suas instalações no campus Fundação Catarinense de Educação Especial. As professoras Mônica, Simone e Maria Helena, iniciaram o projeto letramento de forma lúdica em sala apresentando as letras aos alunos. Através da parceria com FCEE via TV Escola e Sala Informatiza, foram escolhidos os vídeos das Letrinhas Mágicas, para serem repassados as crianças para complemento das atividades de sala de aula.
Durante a apresentação do vídeo as crianças mostraram bastante interesse, interagindo com as perguntas realizadas pelo personagem do desenho animado, compreendendo assim a proposta da atividade de forma clara e objetiva, demonstrando conhecimento além do esperado, apresentando relação entre o cotidiano e o vídeo.
Após a apresentação do vídeo foi proposto ao grupo que os mesmos representassem através de desenhos no Paint, (sala de informática) o registro do que assistiram e entenderam. Foram formadas duplas onde estes se organizariam para a construção do desenho, sendo observado que somente em uma dupla houve disputa quanto ao uso do computador, tendo a professora que mediar o ocorrido. Nos demais se observou que estes tentavam representar os desenhos vistos no vídeo, um complementava o outro, propondo ajuste no desenho, lembrando o que havia sido visto, todos puderam manusear o computador para a realização da tarefa. Duas duplas apresentaram dificuldade para a realização, questionadas estas relataram que não fazem uso do computador em casa, dificultando assim seu manuseio. No começo demonstraram tristeza pela não realização da tarefa, sendo que conversamos com a professora titular da sala e propomos que esta pedisse que os mesmos, realizassem o desenho no papel, pois devemos respeitar o aprendizado de cada um, esta conversou com a turma e explicou que devemos respeitar as diferenças de cada pessoa e que estas crianças que não haviam conseguido desenhar no computador é porque ainda não fazem uso do mesmo, e que mais tarde este com certeza conseguirão. Todos entenderam e aceitaram, sendo que as crianças que não conseguiram tinham sua idéia formada do desenho que queriam fazer só não conseguiram transpor para o Paint.
Podemos ressaltar que uma dupla se destacou na atividade, pois sua representação foi perfeita, digamos que não parecia um desenho de criança de 5 a 6 anos. Todos colaboram uns com os outros muitas vezes levantavam de onde estavam para dar palpite no desenho do amigo, ou ajudar a fazer um traçado.
As crianças são maravilhosas muito inteligentes uma turminha nota 10, as professores conduzem o grupo muito bem, sendo que foi uma colaboração de equipe, podendo ainda dizer que houve um grande aprendizado por parte das crianças sendo que era um ambiente novo tanto a TV Escola quanto a Sala de Computação, destacando a grande importância que as tecnologias têm desde a infância no aprendizado de crianças, pois as mesmas aprenderam de forma prazerosa e lúdica.
Com os trabalhos realizados no computador e registros através de fotografias, estaremos montando um blogger, onde estas crianças poderão ver suas atividades expostas e fotografias da realização dos trabalhos, quando isto lhes foi relatado, as mesmas demonstraram grande interesse sendo que foi mandado bilhete para casa pedindo a autorização dos familiares e estes, segundo as professoras demonstraram grande interesse, sendo ainda a primeira turma a participar do projeto da TV Escola.
Existem mil maneiras de se trabalhar com as tecnologias sendo que esta atividade pode ser adaptada para qualquer turma, pois existem vários vídeos do TV Escola disponíveis tanto em DVD quanto no site, para todas as modalidades de Ensino, e vários outros com exemplos de atividades.
Alguns dos site disponíveis são:

Nestes sites podemos encontrar vídeos, músicas, textos dentre outros, disponíveis e grátis com vários caminhos que podem servir de base para atividades construtivas e proveitosas, sem contar que para os alunos, desperta o interesse por páginas na internet que trazem aprendizado e conhecimento saindo de uma aula tradicional para uma cultura midiática com conhecimentos múltiplos.

AVALIAÇÃO:
A avaliação uma dimensão formativa, pois se trata de um processo contínuo de observação, de análise e interpretação de dados coletados no desenvolvimento gradativo da construção do conhecimento. Com caráter interpretativo que se interessa pelos processos do que pelos resultados com uma visão reflexiva e sensível da criança. Assegurando à criança condições de ensino aprendizagem, objetivando uma tomada de decisão em busca da produção humana. Sendo avaliar um ato pedagógico que requer dos professores envolvidos propiciar estratégias que envolvam o contexto de cada criança e do grupo que conceba estratégias que desenvolva um ambiente interativo de construção do saber, criando à criança diversas possibilidades para explorar, descobrir, agir e outros.

CONCLUSÕES.

Durante o decorrer das atividades percebemos que os objetivos delineados no princípio do projeto foram atingidos, superando ainda nossas expectativas. O interesse das crianças e a descoberta com que estas fazem no processo de alfabetização são incríveis, e as tecnologias utilizadas durante o projeto fizeram com que elas despertassem ainda mais o interesse, via-se claramente a alegria e a vontade de manusear e observar tudo a sua volta.
As tecnologias, além de contribuir para o aprendizado, facilitam na elaboração das aulas, tornando-as prazerosas, e atrativas tanto pra professores quanto pra as crianças, deixando de lado aulas puramente tradicionais para aulas construídas com a participação total das crianças, o chamado Sócio Interacionismo.

Webliografia:

Planejando Atividade com Hipertexto


A atividade que desenvolvemos envolveu um grupo de crianças do CI São José, onde os mesmos puderam utilizar os vídeos do TV Escola e a Sala de Informática para a realização das tarefas, descritas na atividade 2.7 Registro Digital da Experiência.
Com as atividades desenvolvidas pensamos em realizar um blogger onde pudessem estar registrado as atividades em forma de imagens, textos e atividades produzidas pelos alunos. E os links e vídeos que fizeram parte deste processo. O vídeo das letrinhas mágicas disponíveis em DVD do TV Escola, trabalhou a iniciação ao letramento, onde mostra as vogais e as relações que estas fazem com o uso das palavras. Em seguida os mesmos realizaram um desenho no Paint, de que eles haviam visto no vídeo. Não podemos deixar de destacar que estas atividades fazem parte de um planejamento de sala de aula, que nada é solto sem um objetivo prévio. Os educando farão parte deste, blog realizando postagens e comentários, sendo que os familiares foram avisados que poderão estar acompanhando as atividades de seus filhos, que foram realizadas neste espaço. Pois sendo crianças de 5 à 6 anos não podemos exigir nada além de seu processo de desenvolvimento. Estes ficaram empolgados com a realização do blog e possam se ver na internet, as atividades estão todas disponíveis no blog citado acima.

Hipertexto

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. O hipertexto é uma forma não linear de apresentar a informação textual, uma espécie de texto em paralelo, que se encontra dividido em unidades básicas, entre as quais se estabelecem elos conceptuais. O hipertexto é um dos paradigmas básicos em que a teia mundial se baseia. Ele é uma espécie de texto multidimensional em que numa página trechos de texto se intercalam com referências a outras páginas. Clicando com o “mouse" numa referência destas a página corrente é substituída pela página referenciada.
A internet, através da WWW, seria o meio hipertextual por excelência, uma vez que toda sua lógica de funcionamento está baseada nos links. Uma enciclopédia é uma clássico exemplo de hipertexto baseado no papel, pois permite acesso não-linear aos verbetes contidos em diferentes volume.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto#cite_note-2

Nas citações o hipertexto é útil, pois dentro de um texto de um determinado assunto podem-se encontrar outros links com textos que complementam o assunto que está sendo estudado de forma prática. Percebo que em minha prática profissional tem grande valia, pois os textos ou sites utilizados possuem hiperlink facilitando a navegação e o processo de aquisição de conhecimentos.

As Regiões Brasileiras

CONTEÚDOS CURRICULARES ENVOLVIDOS
Geografia
  • Alfabetização Cartográfica, Orientação, Diferenças entre as Regiões Brasileiras, atividade econômica e cultural das regiões dando enfoque na região Sul.

NÚMEROS DE ALUNOS E PROFESSORES PARTICIPANTES

Turma com 37 alunos e 2 professores envolvidos no trabalho. Professora da sala de aula e o professor da sala informatizada.

TECNOLOGIAS E MÍDIAS UTILIZADAS
Trabalho iniciado em sala de aula com livros, mapas e globo terrestre para localização do país.
Na sala informatizada foi utilizado o Google Earth, atividade com o mapa através de quebra cabeça e jogo de perguntas sobre os estados e suas respectivas capitais.

DURAÇÃO
45 dias

 ATITUDES DOS ALUNOS
As atitudes e resultados foram satisfatórios, pois os alunos mostraram ter obtido o conhecimento sobre o conteúdo proposto, sendo mostrados durantes outras aulas no decorrer do ano letivo na disciplina de geografia quanto em outras matérias.



Gêneros Textuais: carta, bilhete, convite e e-mail

                                   Língua Portuguesa              Língua escrita: prática de produção de textos

Este projeto mostra como trabalhar diversas formas de gêneros textuais e suas diferenças como as linguagens formais e informais na escrita e na fala, utilizando também o uso das mídias promovendo as várias formas de comunicação incentivando os alunos a desenvolver suas produções.
O projeto Gêneros Textuais de Elisabeth de Souza Figueiredo Cunha demonstra como trabalhar o antigo com o novo, ou seja, cartas e bilhetes com o uso do e-mail, mostrando quando há a necessidade de utilizar as linguagens formais e informais de acordo com a necessidade, trazendo o aluno para a inclusão tecnológica. Esta é uma forma de mostrar a sua utilidade no dia a dia de forma mais atrativa integrando o currículo com as mídias sem deixar o conhecimento de lado. Como achei este projeto interessante poderia traze-lo para a sala de aula introduzindo mais o uso do computador não só com ao utilização do e-mail, mais também com a produção dos gêneros textuais utilizando o word e outras ferramentas para fazer trabalhos.

TECNOLOGIA NA MINHA ESCOLA

SALA DE INFORMÁTICA
Onde os professores comparecem com os educandos para realizar as atividades de acordo com seus planejamentos.Todos os computadores são ligados a internet.

TV ESCOLA E SALTO PARA O FUTURO

Sala do TV Escola e Salto para o Futuro, onde serão realizados os cursos de aperfeiçoamento para funcionários e os programas do TV escola para os educandos como complemento do planejamento e aprendizagem.


TELEFONE

Onde são realizados os contatos com pais, familiares e instituições, também ensinamos aos educandos quanto ao uso do telefone, onde os mesmos podem realizar chamadas para aprender, sua utilização.


Sala da GETIN (Gerência de Tecnologia e Informação)

Onde são realizados diversas atividades, com apoio pedagógico nos trabalhos realizados com e para os educandos.
Os funcionários desta Gerência para se comunicarem entre si pelo campus da Instituição usam Rádio Transmissor (Talk about).
Central do ponto de internet, onde são responsáveis três profissionais estes realizam toda a manutenção da Instituição.
Ponto digital para registrar a entrada e saída dos profissionais, e câmera de vídeo.

BANCO DE DADOS é ESTATÍSTICO e HISTÓRICO

Processa informações necessárias par nortear as ações de Políticas Públicas da Educação Especial do Estado.
Possui informações que remetem a construção de projetos, programas e serviços.
Prevenção: possui informações que possam formar os conceitos para viabilizar a prevenção no Estado.
Leitura dos dados estatísticos proporciona um panorama do Estado em relação a Educação Especial quanto: pessoas deficientes, situação sócio-econômica, familiar, de serviços e recursos.
Construção da acessibilidade quanto aos espaços e recursos adaptados.

Quem sou como professor e aprendiz

Desde que terminei a faculdade ao entrar em sala percebi que muitas coisas que aprendemos em sala seria necessário adaptar, melhorar, pesquisar para contribuir no aprendizado de meus alunos, pois percebi que cada um tem seu tempo para adquirir os conhecimentos. Quando me dei conta, vi a necessidade de procurar novas formas para que eles aprendessem. Um dos meios foi o uso do computador, Internet. Mas para isso foi necessário organizar o trabalho escolar, ou seja, um planejamento que incluísse as tecnologias. O que nos aprendemos na faculdade muitas vezes não é suficiente para atrair estes alunos em sala de aula, por isso é necessário estar sempre aberto para o novo para as perguntas ou simplesmente ter a humildade em admitir que não sabe tudo e procurar aprender com seu educando. Com planejamento pode-se refletir sobre o que foi aplicado avaliando o que deu ou não deu certo, desta forma acredito que do mesmo jeito que penso e reflito, o aluno também pode contribuir nesta pratica em sala. Com a utilização das mídias conseguimos avanços enormes no processo de ensino e aprendizagem em sala, pois podemos muitas vezes visualizar o conteúdo que foi passado e formar os conceitos sobre ele e se não for possível atingir algum aluno modifico a estratégia de ensino para tentar alcançar este aluno, sempre em um processo de busca para melhorar.